quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dia Nacional da Mamografia

No dia 05 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Mamografia com o intuito de sensibilizar as mulheres sobre a importância em realizar o exame. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e a mamografia é o método mais eficiente para detectar precocemente este câncer.

Mas, o que vem a ser a mamografia?

É uma radiografia das mamas realizada em um equipamento específico, o "mamógrafo", que permite detectar lesões ainda muito pequenas, na fase inicial do câncer, em que o tumor não é palpável. Por isso, todas as mulheres, sem nenhum histórico familiar de câncer de mama ou ovário, entre 40 e 49 anos de idade devem realizar anualmente o exame e, a partir dos 50 anos, ele deve ser realizado a cada 2 anos. Já as mulheres com mãe, irmã ou filha que desenvolveram um desses cânceres antes dos 50 anos de idade, devem realizar esse exame a partir dos 35 anos de idade, 1 vez por ano.

No mamógrafo, a mama é comprimida para se obter imagens que permitam a detecção do câncer. Durante o exame, há provocação de um leve desconforto devido à compressão. Para minimizar esse desconforto você pode agendar, quando possível, o exame após o período menstrual, entre o 5° e 10° dia do ciclo.

É importante lembrar que o autoexame das mamas é realizado pela própria mulher, apalpando os seios e ajudando no conhecimento do corpo e na identificação de tumores maiores. Porém, isso não substitui o exame clínico realizado por profissional da saúde treinado e a mamografia. Mesmo quando a mulher não perceber nenhuma alteração durante o autoexame das mamas, é importante um profissional da saúde examiná-las anualmente.

Aproveite essa data para colocar em dia a sua mamografia. Procure seu médico e peça a ele que solicite o seu exame! Essa é uma atitude que faz bem para a sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário